post

Como Conseguir Bolsa de Estudo para a Faculdade?

Ingressar em uma faculdade é o sonho da vida de muitas pessoas. Para quem opta por um curso superior, esse momento significa a oportunidade de seguir a carreira que a pessoa tanto almejou. Além disso, uma graduação significa a ampliação dos conhecimentos sobre uma determinada área, além de um grande aprendizado pessoal. É na faculdade que a pessoa se aproxima de outros profissionais e troca experiências com eles.

Apesar de ser uma fase muito importante, que pode e vai acrescentar muito na carreira de uma pessoa, a faculdade nem sempre está acessível para todos. Faltam vagas nas universidades públicas, sendo a maioria delas mantidas com recursos federais. Assim, para a maioria da população, o ensino superior só pode ser viabilizado através das faculdades privadas, onde os valores dos cursos de graduação acabam sendo altos para diversos estudantes. Se esse é o seu caso, será fundamental buscar uma bolsa de estudo para o curso que você deseja.

Bolsa de estudo: como conseguir uma com a nota do Enem?

Existem diversos tipos de bolsa de estudo. Se você está prestes a ingressar na faculdade, fique atento a essas diferentes ofertas e verifique qual delas pode servir melhor para você.

Uma das fontes de recursos para bolsas é o Governo Federal. Ele possui alguns tipos de bolsa de estudo que são bem conhecidas pelos estudantes, como é o caso das bolsas fornecidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vale lembrar que por meio do Enem os estudantes prestam uma prova que é realizada durante o prazo de dois dias. Nessa prova são testados os conhecimentos do estudante sobre Matemática, Português, História e os demais conteúdos que foram aprendidos durante a vida escolar. Faz parte do exame também uma redação, que visa testar tanto a habilidade de escrita do estudante quanto a sua destreza em desenvolver um raciocínio lógico em cima de um tema geral.

Se o aluno se sair bem na prova do Enem, ele pode garantir uma bolsa de estudo em alguma faculdade privada. As bolsas costumam variar conforme a nota que o aluno tirou no Enem. No caso da Estácio, por exemplo, as bolsas relacionadas com o Enem começam em 40% e podem chegar a 100%.

Outras modalidades de bolsa de estudo bastante procuradas

Além de fazer o Enem e tirar uma boa nota na prova para conseguir uma bolsa em uma faculdade privada, confira outras maneiras de obter uma bolsa de estudo:

1. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos caminhos que o estudante tem para conseguir uma bolsa de estudo fornecida pelo Governo Federal. Fazendo o Enem e garantindo uma boa nota na prova, o aluno pode se inscrever no ProUni.

O Programa Universidade para Todos fornece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação. Criado em 2004, o ProUni permite a participação no seu processo seletivo de estudantes do ensino médio da rede pública ou de estudantes da rede particular quando eles forem bolsistas integrais. Para participar do programa, o interessado na bolsa ainda deve comprovar renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

2. Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa oferecido também pelo Governo Federal. Criado em 2001, o Fies é oferecido através do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo principal desse programa é fornecer o financiamento do curso de graduação para estudantes de faculdades privadas. Em 2018, o Fies passou por uma reformulação e está mais moderno. Agora, o programa possibilita juros zero a quem precisa e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar de cada candidato.

3. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é voltado para instituições públicas. Através desse programa, o estudante não precisa fazer o vestibular para ingressar em uma universidade pública. Para isso, basta que ele faça o Enem e garanta uma boa nota na prova.

O processo seletivo online do Sisu utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos nas universidades públicas. A participação no programa, que acontece duas vezes por ano, é gratuita.

Além dessas bolsas de estudo e oportunidades de acesso com custo reduzido ou sem custos ao ensino superior, algumas faculdades oferecem outras modalidades de bolsas. Entre outras opções, existem a bolsa atleta, as bolsas de pesquisa e a bolsa coral.

A Universidade Estácio de Sá, uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados, possui diversas formas de ingresso com bolsa de estudo. Hoje, a Estácio de Sá conta com 7.719 professores e oferece 86 diferentes cursos, tanto presenciais quanto EaD (Ensino a Distância), além de graduação tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

A Estácio também oferece 110 cursos de pós-graduação lato sensu, 5 cursos de mestrado e 3 cursos de doutorado, todos avaliados pelo MEC/Capes com conceitos elevados de qualidade.

Como ingressar com uma bolsa de estudo na Estácio de Sá

Como comentamos antes, existem diversas formas de ingressar com uma bolsa de estudo na Estácio. As formas mais comuns são o vestibular e o Enem, mas também é possível conseguir uma bolsa de estudo através do Megavestibular Estácio ou dos processos de transferência externa ou de segunda graduação.

No caso do Megavestibular Estácio, que é realizado algumas vezes ao ano – sempre no início do semestre letivo –, todas as unidades da faculdade no País participam da ação. Para participar do Megavestibular, o candidato deve ficar atento às datas de realização das provas. Geralmente, essas campanhas oferecem 50% de bolsa no primeiro semestre e a possibilidade de os candidatos concorrerem a bolsas de 100% do valor do curso.

Através do Enem, o aluno também pode conseguir a sua bolsa de estudo na Estácio. Nesse caso, o valor da bolsa vai depender da pontuação que o estudante conseguiu fazer no exame.

Estudantes que tiraram notas entre 300 e 500 podem conseguir uma bolsa de estudo de 40%. Quem ficou entre 501 e 700 garante bolsa de 45%. Já estudantes que tiraram notas entre 701 e 899 podem conquistar uma bolsa de estudo de 50%. E para aqueles que conquistaram notas acima de 900 o desconto é ainda melhor: de 100% no primeiro semestre e de 50% para o restante do curso.

Bolsa de estudo para transferência externa e segunda graduação

Quem vem de outra faculdade também pode garantir ótimas bolsas na Estácio. Se o aluno transferir o seu curso de outras instituições de ensino superior para a Estácio, ele pode conseguir até 60% de desconto nas mensalidades.

Caso você queira cursar uma segunda graduação, não precisa se preocupar em fazer um novo vestibular para ingressar na faculdade que você deseja na Estácio. Isso porque os seus créditos serão aproveitados ao máximo e você irá garantir um desconto de até 40% na mensalidade da sua segunda graduação.

Vale lembrar que cada instituição de ensino tem sua própria campanha de bolsa de estudo e seu regulamento. Todavia, é importante ficar atento às oportunidades disponíveis no mercado e que envolvem uma bolsa de estudo.

Atualmente, as bolsas de estudo são responsáveis por grande parte das pessoas que conseguem terminar um curso de graduação. É através desses incentivos que muitas delas conseguem finalmente realizar o sonho de ingressar em uma faculdade e tirar do papel projetos antigos, como iniciar uma carreira ou melhorar a renda familiar.

Planejando uma bolsa de estudo, você não apenas conseguirá escolher o seu curso de graduação, como também a faculdade que poderá trazer mais benefícios para seu currículo. Pensando nisso, planeje bem a sua trajetória na graduação. Analise a carreira que você irá seguir, mas também onde você irá trilhar os seus passos no ensino superior.

A importância de escolher bem a sua instituição de ensino

A escolha do curso de graduação é um momento difícil para a maioria das pessoas. Salvo raros casos, em que o estudante já tem, desde cedo, totalmente definido que curso seguir, o mais comum – principalmente entre adolescentes que estão saindo do ensino médio – é que esse momento ocasione muitas dúvidas e incertezas.

Isso é normal, especialmente nessa fase de autodescoberta e de escolhas. Afinal, são muitas possibilidades e muitos caminhos que podem ser seguidos. Nesse momento, é importante que o jovem conte com a ajuda de amigos, familiares e profissionais que possam apontar alguns caminhos para a sua próxima carreira.

Quando o jovem consegue escolher o melhor curso seguindo as suas aptidões e a sua projeção de carreira, certamente ele aumenta as suas chances de realizações. É fundamental, nesse momento de decisão, saber que tão importante quanto escolher um curso de forma adequada é saber em que local irá cursá-lo.

Será preciso optar por ensino presencial ou a distância (EaD), por exemplo. Cada modalidade tem as suas vantagens e as suas características e o ideal é que o jovem decida por aquela que  melhor se encaixar no seu dia a dia. Independentemente de o ensino ser presencial ou EaD, a faculdade onde o estudante vai passar por esse processo precisa ser um lugar confiável. Por isso, busque uma faculdade que tenha professores capacitados,  uma estrutura física moderna e capaz de atender às demandas do aluno e do mercado.

A Estácio de Sá é uma das universidades que se preocupa com os estudantes e fornece a mais ampla estrutura, caracterizada pela modernidade e pela eficácia. Além disso, a instituição de ensino superior garante a atuação de professores e funcionários capacitados e preparados. Através das diferentes modalidades de bolsa de estudo oferecidas pela Estácio, o aluno pode realizar o sonho de cursar uma graduação e ainda estudar em um local que vai fazer a diferença no seu currículo na hora de conseguir um emprego.

As bolsas de estudo Estácio servem para auxiliar os estudantes a realizar o sonho de fazer um curso superior. Para consegui-las, não é tão difícil quanto parece – como você descobriu ao ler este texto. Para ter acesso a uma bolsa, é necessário que o aluno tenha dedicação, estude e fique atento aos sites do Governo Federal e das universidades.

Prestar atenção às suas próprias habilidades também é um ponto importante, já que existem diversos tipos de bolsas de estudo. Conforme citamos anteriormente, para cada perfil de pessoa que obtém destaque é possível obter um tipo de bolsa diferente, como é o caso da bolsa atleta, da bolsa pesquisa e da bolsa coral, entre outras.

Se você sonha em cursar uma graduação mas acha que talvez não conseguirá pagar as suas mensalidades, fique atento a toda oportunidade de encontrar uma bolsa de estudo. Procure na internet as modalidades oferecidas por cada instituição de ensino e as oportunidades de bolsas do Governo Federal e esteja atento aos prazos e às regras de cada uma delas.

Lembre-se que o processo para obter uma bolsa de estudo pode ser, algumas vezes, um pouco burocrático. No entanto, vale a pena investir o seu tempo e esforçar-se para buscar uma qualificação profissional. Afinal, segundo pesquisas do mercado, quem tem uma graduação pode ganhar até três vezes mais do que quem concluiu apenas o ensino médio.

Se você já fez o vestibular ou o Enem, visite o site da Estácio de Sá e leia o regulamento para participar do Megavestibular Estácio. Com ele, você poderá garantir uma ótima bolsa de estudo. Caso o Megavestibular já tenha passado, busque outras opções de bolsas oferecidas pela faculdade.

Conheça a Estácio através deste link: https://matriculas.estacio.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *